setembro 22, 2012


AULA DE REVISÃO: O REI SAUL UM REPRESENTANTE DE DEUS E A DESOBEDIÊNCIA DE SAUL

1
Boa noite garotas, são mais de nove horas da noite e estou terminando de preparar a aula que vou ministrar amanhã para as crianças: aula de revisão das lições 2 e 3 da apostila Reis e Profetas da Bíblia da Editora Vinha, que adotamos para trabalhar na Escola Dominical neste semestre.


Como a apostila não vem com visual eu pesquisei na net imagens das figuras das duas histórias. Fuçei, fuçei e quase não encontrei nada! É que geralmente tem muita imagem de Davi, mas de Saul... poucas. Na verdade encontrei alguma coisa no site Sementinha Kids e num site americano. Optei pelas figuras do Sementinha Kids.


No final segue o esboço da lição de revisão.

Para a atividade, fiz um ponto de interrogação grande de EVA com vários furos onde coloquei um papel enrolado com 10 perguntas sobre a lição (porque minha turma é pequena).



A atividade funcionará assim: cada criança vai no ponto de interrogação e retira um papel com a pergunta, que tem responder. Quem acertar a pergunta ganhará um bombom.
Apenas para a "bricadeira" ficar mais interessante e chamar atenção das crianças, sortearei a ordem deles  ir tirando as perguntas com um globo de binco de brinquedo.



Vou colocar dentro do globo o número de crianças que forem na aula e pedirei para cada um tirar uma bolinha. O número que sair será a ordem que irá tirar a pergunta (criança adora um brinquedo e uma novidade!)

No final também estão as perguntas que fiz da aula, só lembrando que o versículo bíblico estudado nas duas aulas também será revisado junto que esta atividade.

Entretanto, preparei mais uma atividade para revisão do versículo bíblico: um concurso para ver qual equipe coloca no varal as roupas com a sequência certa do versículo - É melhor obedecer a Deus 1 Sm 15:22.


A brincadeira funciona assim: divida a sala em duas equipes. No meio da sala junte os dois jogos de roupas e embaralhe. Depois peça para cada representante da equipe ir no monte e ir pegando as roupas (uma por uma) com parte do versículo e ir colocando no varal com  prendedor até formar a frase completa. Ganha a equipe de formar a frase do versículo primeiro.
E, por fim, a lembrancinha: coroas de papel com o versículo.

Eis o esboço da lição:


INTRODUÇÃO:
Quem aqui sabe me dizer o que é um juiz? Juiz é aquela pessoa que julga o caso de uma pessoa.
FRASE DE LIGAÇÃO: Vocês sabiam que houve um tempo na Bíblia que quem governava o povo de Israel não era um rei, mas um juiz.
ANDAMENTO:
1.      O profeta Samuel foi juiz de Israel por muitos anos. Quando ficou velhinho ele colocou seus dois filhos para serem juízes. V-1.
2.      Mas os filhos de Samuel não julgavam os casos com igualdade, eles eram gananciosos, aceitavam dinheiro para julgar em favor de alguém. V-3.
3.      Por isso, os líderes de Israel pediram para Samuel um rei que os governasse como em outros países. V-4 e 5.
4.      Samuel ficou triste com o pedido do povo de Israel e foi orar. V-6.
5.      Então Deus falou para Samuel que era para ele atender o pedido do povo e dar a eles um rei. V-7.
6.      Havia um homem que se chamava Saul. Saul era um homem muito alto e bonito. Capítulo 9, v-2.
7.      Certa vez o pai de Saul mandou ele e um de seus empregados procurarem umas jumentas que haviam se perdido. V.3.
8.      Eles passaram dias procurando e não encontraram. Diante disso, resolveram procurar o profeta Samuel para ver se Ele podia ver onde as jumentas estavam. V-4, 5 e 6.
9.      Um dia antes disso Deus havia falado ao profeta Samuel que no outro dia enviaria o homem que seria o novo rei de Israel. V-15.
10.  Quando Samuel viu Saul Deus disse a ele que Saul seria o novo Rei de Israel. V-17.
11.  Samuel então pediu para que Saul dormisse em sua casa naquele dia e que não era para se preocupar com as jumentas de seu pai, pois, elas já haviam sido encontradas. V.19-20.
12.  No outro dia, bem cedinho, Samuel acordou Saul e disse a ele que tinha um recado de Deus. Então ele ungiu Saul e disse que Deus o estava fazendo rei do povo de Israel. Então Saul foi para casa. V.26 a capítulo 10:1
13.  Passado algum tempo Saul se torna o rei de Israel. Capítulo 10:17 ao 27.
APLICAÇÃO: Toda autoridade é escolhida por Deus para ser seu representante aqui na terra, tais como o Presidente da República, o pastor, o líder da igreja, razão pela qual devemos sempre obedecê-los, sob pena de estar desobedecendo o próprio Deus.
14.  Certa vez os filisteus (que era um povo inimigo de Israel) preparam-se para atacar os irsraelitas. Eles tinham trinta mil carros de guerra, seis mil cavaleiros e tantos soldados quantos os grãos de areia da praia do mar, enquanto que o rei Saul tinha tão somente 600 homens e os únicos que tinham espada e lança era Saul e seu filho Jônatas.Capítulo 13, v. 1-5.
15.  Os Israelitas perceberam que estavam sem saída e começaram a se desesperar, uns se esconderam, outros fugiram e outros passaram para o lado do inimigo.
16.  Naquela época antes da batalha era costume o sacerdote, neste caso, o profeta Samuel fazer sacrifícios de oferta para Deus para que Ele abençoasse a guerra e desse a vitória ao povo de Israel.
17.  Então Samuel ordenou que Saul esperasse por ele sete dias para que ele fizesse o sacrifício e pudesse sair para a guerra. V.8.
18.  Mas o povo vendo que Samuel não chegava e com medo dos filisteus, pois sabiam que eles eram em número maior, começou a abandonar Saul e sair dali. V. 8
19.  Então Saul, desobedecendo a Deus, ordenou que trouxessem os animais e ele mesmo fez o sacrifício. V-9.
20.  Quando estava terminando o sacrifício Samuel chega e repreende Saul porque ele havia desobedecido a Deus e por causa disso, Deus encontraria outro homem para ser rei de Israel. V. 10-14.
21.  Mesmo diante da desobediência de Saul, Deus ainda deu a vitória ao povo judeu e Saul ainda continuou rei por mais um tempo.
22.  Certa vez, Deus mandou o profeta Samuel dizer-lhe que era para ele lutar contra um povo chamado Amalequitas e ordenou que ele destruísse tudo o que eles tinham sem dó, nem piedade e que também era para matar dos os homens, mulheres, crianças e animais. Capítulo 15, v. 1-3.
23.  Saul mais uma vez desobedeceu a Deus e derrotou os amalequitas mas não matou o rei dos amalequitas e os melhores animais.v.7-9.
24.  Quando Samuel chegou Saul disse que tinha obedecido a Deus. V-13.
25.  O profeta questiona porque está ouvindo barulho de animais. V-14.
26.  Saul justifica dizendo seus soldados pegaram os melhores animais para sacrificar a Deus. V-15.
27.  Samuel diz que Deus prefere que obediência do que sacrifício. E ainda diz que por causa da sua desobediência Deus havia arrependido de ter escolhido ele como rei. V-22 e 23.
28.  Samuel sai da presença de Saul e Saul pedindo perdão, segura na barra da capa de Samuel e a rasga. V-27.
29.  Então Samuel disse que naquele dia Deus estava rasgando das mãos de Saul o seu reinado e estava dando para outro homem que era melhor do que ele. V-28.
APLICAÇÃO: Deus abomina a desobediência. Desobediência é pecado. Por isso, não devemos desobedecer as autoridades, que é Deus, nossos pais, professores na sala de aula, entre outros.

Para a aplicação usei figuras extraídas da net de autoridades, filhos desobedecendo os pais... e coloquei neste painel de TNT e EVA que fiz com bolsos de saco plástico para colocar figuras variadas.

Esse painel é um curinga, pois utilizo-o em várias aulas.

E as perguntas...

1. Qual foi a desculpa que Saul deu para Samuel para não cumprir a a ordem de Deus com relação ao povo Amalequita? Resposta: Seus soldados deixaram vivos os melhores animais para sacrificar a Deus.
2. Qual foi a resposta que Samuel deu para Saul quando disse que havia poupado os melhores animais do povo Amalequita para sacrificar a Deus? Resposta: Deus prefere a obediência ao sacrifício.
3. Qual foi a ordem de Deus para Saul com relação aos Amalequitas? Resposta: Era para Saul destruir tudo, homens, mulheres, crianças, animais e coisas.
  4.Saul destruiu o povo Amalequita como Deus ordenou? O que e quem ele  deixou vivo? Resposta: Não. Ele deixou vivo o rei dos Amalequitas – Agague e ainda poupou os melhores animais.
5. Porque Deus disse a Saul que escolheria outro rei para Israel? Resposta: Porque Saul desobedeceu a Deus.
6. Você sabe qual o versículo ensinado nas últimas duas aulas? Resposta: É melhor obedecer a Deus. 1 Sm 15:22.
7. Porque Saul foi procurar o profeta Samuel?Resposta: Para dizer onde as jumentas de seu pai estavam.

8. Complete a frase: Toda autoridade é constituída por ____ Resposta: Deus.
9. Qual o nome do profeta que ungiu Saul rei de Israel? Resposta: Profeta Samuel
10. Quem foi o primeiro rei de Israel? Resposta: Saul.

Beijinhos,

Zulmira.

1 comentários:

Unknown disse...

amei a historinha! do jeitinho que eu estava procurando!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...