setembro 27, 2012


LEMBRANÇINHA ANIVERSÁRIO INFANTIL - KIT PINTURA E BLOQUINHO - SCRAP HÍBRIDO - TEMA ABELHINHA

0
Boa noite, garotas!!!

Hoje minha filhotinha faz oito meses e eu estou começando a ficar preocupada com os preparativos para a festa de aniversário de um aninho dela.

Embora o buffet ofereça quase tudo, eu pretendo fazer no mínimo mais mil doces, lembrancinhas para crianças, para os adultos, centro de mesa, alguns detalhes da decoração... enfim, um monte de coisas!!! E como eu tenho que fazer tudo sozinha e pouco tempo pois minha bebê é pequena, resolvi por a mão na massa e terminar algumas coisas que já tinha começado e partir para fazer outras coisas. Assim, esta semana terminei as mochilinhas que já coloquei o PAP aqui no blog e hoje consegui terminar também as artes do kit pintura que vou colocar dentro das mochilinhas (lembrançinha para as crianças) e do bloquinho que será a lembrançinha dos adultos. E a medida que for terminando as coisas vou postando aqui no blog.

Hoje vou postar somente as artes e depois que fizer as lembrançinhas e embalar posto as fotos.

Então vamos lá... Fiz dois modelos de bloquinho, um preto e o outro aemarelo. Em cima do bloquinho vai um marca página e do lado um lápis. Peguei o modelo no site da Papelier. Eles tem cada coisa linda!!!

Da esquerda para direita: base para o bloquinho, marca página, lápis e no meio um tag para fechar a embalagem.
Para fazer as artes encomendei da Gizele Costa (cassiopeia_design@yahoo.com.br) que encontrei no site da Elo7 um kit de papéis nos tons e da forma como eu queria. Ela foi um amor e fez direitinho como encomendei. Achei lindo os papéis! Aliás eles estão a venda no referido site por apenas R$3,00! Aproveitem!!!
Já a abelhinha também comprei por R$5,00 o template em CU no site da Elo 7 e fiz  algumas modificações para ficar do jeito que queria.

Para o kit pintura fiz uma capa para caderno de desenho pequeno, capa para giz de cera e um tag para amarrar no aspiral do caderno de desenho.





E agora o kit com a mochilinha que fiz, cujo passo-a-passo está aqui.


Agora as fotos de como ficou na festa...



Beijinhos,
Zulmira.  

setembro 22, 2012


AULA DE REVISÃO: O REI SAUL UM REPRESENTANTE DE DEUS E A DESOBEDIÊNCIA DE SAUL

1
Boa noite garotas, são mais de nove horas da noite e estou terminando de preparar a aula que vou ministrar amanhã para as crianças: aula de revisão das lições 2 e 3 da apostila Reis e Profetas da Bíblia da Editora Vinha, que adotamos para trabalhar na Escola Dominical neste semestre.


Como a apostila não vem com visual eu pesquisei na net imagens das figuras das duas histórias. Fuçei, fuçei e quase não encontrei nada! É que geralmente tem muita imagem de Davi, mas de Saul... poucas. Na verdade encontrei alguma coisa no site Sementinha Kids e num site americano. Optei pelas figuras do Sementinha Kids.


No final segue o esboço da lição de revisão.

Para a atividade, fiz um ponto de interrogação grande de EVA com vários furos onde coloquei um papel enrolado com 10 perguntas sobre a lição (porque minha turma é pequena).



A atividade funcionará assim: cada criança vai no ponto de interrogação e retira um papel com a pergunta, que tem responder. Quem acertar a pergunta ganhará um bombom.
Apenas para a "bricadeira" ficar mais interessante e chamar atenção das crianças, sortearei a ordem deles  ir tirando as perguntas com um globo de binco de brinquedo.



Vou colocar dentro do globo o número de crianças que forem na aula e pedirei para cada um tirar uma bolinha. O número que sair será a ordem que irá tirar a pergunta (criança adora um brinquedo e uma novidade!)

No final também estão as perguntas que fiz da aula, só lembrando que o versículo bíblico estudado nas duas aulas também será revisado junto que esta atividade.

Entretanto, preparei mais uma atividade para revisão do versículo bíblico: um concurso para ver qual equipe coloca no varal as roupas com a sequência certa do versículo - É melhor obedecer a Deus 1 Sm 15:22.


A brincadeira funciona assim: divida a sala em duas equipes. No meio da sala junte os dois jogos de roupas e embaralhe. Depois peça para cada representante da equipe ir no monte e ir pegando as roupas (uma por uma) com parte do versículo e ir colocando no varal com  prendedor até formar a frase completa. Ganha a equipe de formar a frase do versículo primeiro.
E, por fim, a lembrancinha: coroas de papel com o versículo.

Eis o esboço da lição:


INTRODUÇÃO:
Quem aqui sabe me dizer o que é um juiz? Juiz é aquela pessoa que julga o caso de uma pessoa.
FRASE DE LIGAÇÃO: Vocês sabiam que houve um tempo na Bíblia que quem governava o povo de Israel não era um rei, mas um juiz.
ANDAMENTO:
1.      O profeta Samuel foi juiz de Israel por muitos anos. Quando ficou velhinho ele colocou seus dois filhos para serem juízes. V-1.
2.      Mas os filhos de Samuel não julgavam os casos com igualdade, eles eram gananciosos, aceitavam dinheiro para julgar em favor de alguém. V-3.
3.      Por isso, os líderes de Israel pediram para Samuel um rei que os governasse como em outros países. V-4 e 5.
4.      Samuel ficou triste com o pedido do povo de Israel e foi orar. V-6.
5.      Então Deus falou para Samuel que era para ele atender o pedido do povo e dar a eles um rei. V-7.
6.      Havia um homem que se chamava Saul. Saul era um homem muito alto e bonito. Capítulo 9, v-2.
7.      Certa vez o pai de Saul mandou ele e um de seus empregados procurarem umas jumentas que haviam se perdido. V.3.
8.      Eles passaram dias procurando e não encontraram. Diante disso, resolveram procurar o profeta Samuel para ver se Ele podia ver onde as jumentas estavam. V-4, 5 e 6.
9.      Um dia antes disso Deus havia falado ao profeta Samuel que no outro dia enviaria o homem que seria o novo rei de Israel. V-15.
10.  Quando Samuel viu Saul Deus disse a ele que Saul seria o novo Rei de Israel. V-17.
11.  Samuel então pediu para que Saul dormisse em sua casa naquele dia e que não era para se preocupar com as jumentas de seu pai, pois, elas já haviam sido encontradas. V.19-20.
12.  No outro dia, bem cedinho, Samuel acordou Saul e disse a ele que tinha um recado de Deus. Então ele ungiu Saul e disse que Deus o estava fazendo rei do povo de Israel. Então Saul foi para casa. V.26 a capítulo 10:1
13.  Passado algum tempo Saul se torna o rei de Israel. Capítulo 10:17 ao 27.
APLICAÇÃO: Toda autoridade é escolhida por Deus para ser seu representante aqui na terra, tais como o Presidente da República, o pastor, o líder da igreja, razão pela qual devemos sempre obedecê-los, sob pena de estar desobedecendo o próprio Deus.
14.  Certa vez os filisteus (que era um povo inimigo de Israel) preparam-se para atacar os irsraelitas. Eles tinham trinta mil carros de guerra, seis mil cavaleiros e tantos soldados quantos os grãos de areia da praia do mar, enquanto que o rei Saul tinha tão somente 600 homens e os únicos que tinham espada e lança era Saul e seu filho Jônatas.Capítulo 13, v. 1-5.
15.  Os Israelitas perceberam que estavam sem saída e começaram a se desesperar, uns se esconderam, outros fugiram e outros passaram para o lado do inimigo.
16.  Naquela época antes da batalha era costume o sacerdote, neste caso, o profeta Samuel fazer sacrifícios de oferta para Deus para que Ele abençoasse a guerra e desse a vitória ao povo de Israel.
17.  Então Samuel ordenou que Saul esperasse por ele sete dias para que ele fizesse o sacrifício e pudesse sair para a guerra. V.8.
18.  Mas o povo vendo que Samuel não chegava e com medo dos filisteus, pois sabiam que eles eram em número maior, começou a abandonar Saul e sair dali. V. 8
19.  Então Saul, desobedecendo a Deus, ordenou que trouxessem os animais e ele mesmo fez o sacrifício. V-9.
20.  Quando estava terminando o sacrifício Samuel chega e repreende Saul porque ele havia desobedecido a Deus e por causa disso, Deus encontraria outro homem para ser rei de Israel. V. 10-14.
21.  Mesmo diante da desobediência de Saul, Deus ainda deu a vitória ao povo judeu e Saul ainda continuou rei por mais um tempo.
22.  Certa vez, Deus mandou o profeta Samuel dizer-lhe que era para ele lutar contra um povo chamado Amalequitas e ordenou que ele destruísse tudo o que eles tinham sem dó, nem piedade e que também era para matar dos os homens, mulheres, crianças e animais. Capítulo 15, v. 1-3.
23.  Saul mais uma vez desobedeceu a Deus e derrotou os amalequitas mas não matou o rei dos amalequitas e os melhores animais.v.7-9.
24.  Quando Samuel chegou Saul disse que tinha obedecido a Deus. V-13.
25.  O profeta questiona porque está ouvindo barulho de animais. V-14.
26.  Saul justifica dizendo seus soldados pegaram os melhores animais para sacrificar a Deus. V-15.
27.  Samuel diz que Deus prefere que obediência do que sacrifício. E ainda diz que por causa da sua desobediência Deus havia arrependido de ter escolhido ele como rei. V-22 e 23.
28.  Samuel sai da presença de Saul e Saul pedindo perdão, segura na barra da capa de Samuel e a rasga. V-27.
29.  Então Samuel disse que naquele dia Deus estava rasgando das mãos de Saul o seu reinado e estava dando para outro homem que era melhor do que ele. V-28.
APLICAÇÃO: Deus abomina a desobediência. Desobediência é pecado. Por isso, não devemos desobedecer as autoridades, que é Deus, nossos pais, professores na sala de aula, entre outros.

Para a aplicação usei figuras extraídas da net de autoridades, filhos desobedecendo os pais... e coloquei neste painel de TNT e EVA que fiz com bolsos de saco plástico para colocar figuras variadas.

Esse painel é um curinga, pois utilizo-o em várias aulas.

E as perguntas...

1. Qual foi a desculpa que Saul deu para Samuel para não cumprir a a ordem de Deus com relação ao povo Amalequita? Resposta: Seus soldados deixaram vivos os melhores animais para sacrificar a Deus.
2. Qual foi a resposta que Samuel deu para Saul quando disse que havia poupado os melhores animais do povo Amalequita para sacrificar a Deus? Resposta: Deus prefere a obediência ao sacrifício.
3. Qual foi a ordem de Deus para Saul com relação aos Amalequitas? Resposta: Era para Saul destruir tudo, homens, mulheres, crianças, animais e coisas.
  4.Saul destruiu o povo Amalequita como Deus ordenou? O que e quem ele  deixou vivo? Resposta: Não. Ele deixou vivo o rei dos Amalequitas – Agague e ainda poupou os melhores animais.
5. Porque Deus disse a Saul que escolheria outro rei para Israel? Resposta: Porque Saul desobedeceu a Deus.
6. Você sabe qual o versículo ensinado nas últimas duas aulas? Resposta: É melhor obedecer a Deus. 1 Sm 15:22.
7. Porque Saul foi procurar o profeta Samuel?Resposta: Para dizer onde as jumentas de seu pai estavam.

8. Complete a frase: Toda autoridade é constituída por ____ Resposta: Deus.
9. Qual o nome do profeta que ungiu Saul rei de Israel? Resposta: Profeta Samuel
10. Quem foi o primeiro rei de Israel? Resposta: Saul.

Beijinhos,

Zulmira.

setembro 12, 2012


AVENTAL DE HISTÓRIAS: A CURA DE UM PARALÍTICO NO TANQUE DE BETESDA

0
APRON OF STORIES: THE HEALING OF A PARALYTIC POOL OF BETHESDA

Olá garotas!

Hoje eu vou iniciar as postagens de diversos aventais que fiz para dar aulas para os pequeninos na minha igreja.

O avental de hoje é da história da cura de um paralítico no tanque de Betesda, que está em João 5:1-9.



Primeiro, bolei um cenário para o avental. Dei uma estudada de como era esse tanque, onde ele ficava e criei o visual acima.

Mas o detalhe deste avental está no tanque.


Fiz um bolso no tanque, como na foto acima.


Veja como ficou atrás, um bolso mesmo, igual ao de uma roupa. Outro detalhe é que só quem vai contar a história sabe que tem esse bolso, pois nele acontecerá a cura de um outro paralítico, que não o personagem principal da nossa história.


E, para representar a cura desse paralítico fiz dois bonecos em EVA iguais, só que um doente (paralítico - representado pelas muletas) e o outro já curado.


Daí coloquei o boneco curado dentro do bolso do tanque e deixei-o escondido. As crianças não podem saber que ele está lá.

Então montei a história com outros personagens: o paralítico na cama, outro doente (um cego), outro paralítico que vai tomar banho no tanque e ficar curado e o anjo.
Daí começei a contar a história que tinha um tanque... que quando o anjo aparecia e tocava nas águas o primeiro que entrasse ficava curado.


Nesse momento eu coloco o paralítico dentro do tanque no bolso e ...

... retiro o paralítico curado! É claro que você não pode deixar as crianças verem os dois juntos como na foto acima. Eu coloquei assim, somente para vocês verem a troca.

Prosseguindo a história, havia um homem paralítico que estava na cama... Veja que eu coloquei bailarina nas pernas e braço do paralítico para dobrar como se ele fosse aleijado.

Então Jesus aparece e mando o homem levantar e tomar a sua cama.

Eu enrolei a cama, amarro e prendo na mão do homem com um velcro.

E aqui estão todos os personagens juntos.

O avental foi feito todo de TNT com detralhes em EVA e fitas e as bordas foram feitas com viés. Já os personagens foram feitos com EVA. O bom é que você pode usar os personagens para outras histórias.

E assim termina o post de hoje. Caso você não tenha tanto habilidade e queira comprar seu material para EBD e outras ocasiões eu faço para você qualquer história e envio para qualquer lugar do Brasil, bastando você enviar um e-mail para zulmiramoreira@hotmail.com.

Beijinhos e até o próximo post.

Zulmira.

setembro 07, 2012


DECORAÇÃO DE SALA INFANTIL: PAP COMO AUMENTAR FIGURAS

1
CHILDREN'S ROOM DECOR: HOW TO INCREASE PAP FIGURES

Olá garotas!

Durante um curso para capacitação de professores do ministério infantil de minha igreja percebi que muitas professoras não sabiam aumentar figuras para murais, cartaz, etc.. Foi então que descobri que algo tão simples para uns pode ser totalmente novo para outros, razão pela qual resolvi escrever este post para ajudar muitas professoras de crianças. 
Quase tudo que sei aprendi sozinha, pesquisando, olhando, "pondo a mão na massa"... Quer dizer, sozinha não, porque sei que "tem o dedinho do Espírito Santo" porque a Bíblia diz que é Ele quem nos capacita.
E nessas minhas "andanças" pela internet descobri um programa chamado Posteriza que aumenta a figura que você quiser de qualquer tamanho. Se você ainda não tem esse programa basta digitar no google "dowloand posteriza grátis" e baixar o programa de graça. Você pode escolher ainda a opção de baixá-lo em português. Esse programa além de ser gratuito é de fácil manuseio e é muito útil para quem leciona para crianças porque você pode fazer uma infinidade de coisas, desde decoração de sala até visuais para ensino. 
Então, vamos lá...


1. Primeiramente, você tem que baixar o programa Posteriza em seu computador. Depois, abra o programa e abra a imagem que você quer aumentar. Minha figura é esta aqui do Rei Salomão.

2. No programa você pode calcular o tamanho que vai ficar sua figura. Como vou aumentar a figura para decorar as salas das crianças da minha igreja eu coloquei para que a figura saísse em 12 páginas de folha do tamanho A4. Depois é so imprimir. Para não gastar muita tinta eu imprimo em preto e branco no módulo econômico. Outro detalhe é que eu imprimo em folhas de rascunho.



3. Veja na primeira foto que cada parte da figura sai em uma folha do tamanho A4, como num quebra cabeça. Daí é só começar a brincadeira de colar as partes, como nas outras fotos até formar todo o desenho. O bom do programa é que cada folha sai numerada, razão pela qual é fácil você ir encaixando as partes. Depois de tudo colado eu paço uma caneta preta nos contornos (para ver direitinho onde vou recortar e passar para o EVA) e recorto toda a figura e está pronto meu molde.



4. Daí, começa a brincadeira de recortar novamente as partes que serão passadas para o EVA ou TNT ou papel. Tome cuidadado para não recortar tudo de uma vez. Vá por parte, por exemplo, no meu desenho acima, primeiro recortei a roupa do Rei Salomão, passei para o EVA na cor marrom e só depois recortei do molde o cinto, que foi colado em cima da roupa.



5. Vejam eu passando o molde da coroa (do aveço) para o EVA.



E aí está o meu Rei Salomão!!!

Agora vou começar a fazer os reis Davi, Joás, Josias, rainha Ester e profetas Elias, Elizeu entre outros para decorar a sala das crianças da minha igreja, haja vista começarmos a trabalhar com os pequeninos a revista "Reis e Profetas" da igreja Videira. Também pretendo construir a parede de um castelo e quando tudo estiver pronto eu posto aqui as fotos para vocês.

Beijinhos,

Zulmira. 







Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...